
Sobre o Grupo
A Associação Cultural de Koto Michio Miyagui do Brasil começou suas atividades com a professora Yuko Ogura, que estudou koto em Tóquio entre 1953 e 1956 com o mestre Michio Miyagui. Após retornar ao Brasil, ela atuou como membro do grupo Sankyoku Wakabakai.
Em 1977, a mestra Masae Tani, vinda do Japão, deu início às atividades da Associação Cultural de Koto Michio Miyagui do Brasil. O grupo participou de concertos no MASP (1979) e no Teatro Municipal de São Paulo (1980) e, em 1982, após o retorno da mestra Tani, a associação ficou a cargo de Yuko Ogura e Reiko Nagase. As alunas de Yuko Ogura, Nobue Sugio, Fumi Uchiki e Emi Ogura juntaram-se ao grupo e, a partir de então, passaram a apresentar um concerto anual.
Em 1995, na ocasião da comemoração do centenário do Tratado de Amizade Brasil-Japão, a associação trouxe ao Brasil trinta e cinco músicos para apresentações de koto no Theatro Municipal de São Paulo, no Teatro Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, e no Teatro Nacional, em Brasília.
Em 2008, durante as comemorações dos 100 anos de imigração japonesa no Brasil, músicos japoneses e brasileiros da associação se apresentaram no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, e na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.
Em 2011, a associação promoveu um concerto beneficiente em prol das vítimas do terremoto no Japão no MASP, com participação da mestra Masae Tani.
Em 2015, como parte das festividades dos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão, a Associação Cultural de Koto Michio Miyagui do Brasil fez um concerto conjunto com o coral de canto gregoriano do Mosteiro de São Bento, em São Paulo.
