top of page

Instrumentos

Além do Koto, conheça mais instrumentos que são apresentados em nossas apresentações!

Koto (3).jpg

KOTO 

Koto (琴) é uma espécie de harpa lírica japonesa, também chamada de “cítara japonesa”. Possui cerca de 1,80 m de comprimento e é esculpida em madeira paulownia. É um dos instrumentos musicais tradicionais japoneses mais populares, sendo aprendido inclusive pelas meninas em idade escolar.

A história do koto é longa, sendo introduzido no Japão por influência chinesa. Era um instrumento típico da aristocracia japonesa, mas que se espalhou para todas as camadas da população ao longo do tempo.

Jushichigen (十七絃
17 Cordas

O Jushichi-Gen (十七絃) ou Dezessete cordas é um koto com 17 cordas inventadas por Michio Miyagi em 1921. As cordas são mais grossas do que um koto normal. Sua estrutura geral é o mesmo que o koto comum, mas seu tamanho é maior, cerca de 210 cm de comprimento e 35 cm de largura, pesando cerca de 8 kg. 

Descrita também como "koto de baixo", tem um som mais profundo. Esculpida da madeira de Paulownia  tomentosa (kiri), com a espessura de madeira duas vezes maior que a de um único koto. A madeira é seca e tratada pelo método tradicional até ficar boa para a construção. As cordas usadas são feitas de fios de seda que são de cor amarela. Eles dão um som profundo. Essas cordas estão amarradas de uma extremidade a outra e é criada uma plataforma feita de marfim.

m30425162864_1.jpg
Shakuhachi.jpg

Shakuhachi (尺八)

Shakuhachi (尺八) é um instrumento de sopro de estrutura aparentemente simples: um bocal, o corpo de bambu e cinco orifícios (quatro orifícios na parte frontal e um na parte traseira coberto pelo polegar). O shakuhachi é um instrumento muito presente em cerimônias e rituais do Zen Budismo.

O shakuhachi chegou ao Japão no século VI através da influência chinesa. A partir do século XVII até a Restauração Meiji, em 1868, foi o instrumento sagrado dos sacerdotes peregrinos e monges budistas da facção Fuke, que são facilmente reconhecidos devido ao chapéu trançado ocultando o rosto.

Sangen (三弦

O sangen (三弦funciona como o banjo. É um instrumento de corda em que uma membrana serve como tampo de ressonância. Ele está dividido em três partes: a caixa de ressonância coberto por uma pele de gato ou cachorro (na época da introdução do instrumento no Japão, era coberto com pele de cobra), o braço e as cravelhas. As cordas são percutidas por uma enorme palheta que se chama Bachi. Dentre as técnicas, além do toque da corda, existem outros como o uso do corpo como elemento percussivo e o uso de pizzicato com a mão esquerda (aquela que segura o braço). Como o braço não possui trastes, ele suporta qualquer tipo de escala.

107_0784.jpeg

Entre em contato conosco!

Obrigado! Responderemos em breve!

© 2024 - Associação Cultural de Koto Miyagui do Brasill. Todos os direitos reservados.

  • Instagram
  • Youtube
bottom of page